Os grandes vazios e formigueiros humanos
“ A ecúmena porção da terra habitada pelo Homem é uma espécie de manto: nuns pontos mais espesso – onde os homens se aglomeram com fortes densidades e formam os grandes viveiros, ou reservatórios da Humanidade; noutros mais ténue – as terras inóspitas, de pouca população; com alguns rasgões – os cimos de altas montanhas, os desertos tórridos ou gelados, as florestas impenetráveis e as costas sem abrigos -, despidas de qualquer povoamento e onde apenas a curiosidade da ciência ou o amor do lucro podem levar temporariamente os homens”
Orlando Ribeiro
A população distribui-se de forma muito irregular pelo conjunto das terras emersas. Esta situação, embora não sendo nova, tem-se acentuando (e continuará muito provavelmente a acentuar-se) ao longo do tempo, contribuindo para o agravamento dos inúmeros problemas decorrentes do desigual crescimento demográfico.
Recorda …
Para podermos dizer se uma área é muito ou pouco povoada, não basta saber qual é o seu número de habitantes, temos também de ter em conta a superfície. Só assim será possível calcular a sua densidade populacional, ou seja, saber qual é o número de habitantes por quilómetro quadrado.
Densidade Populacional – relação entre a população absoluta de uma dada área e a superfície pela qual se distribui.
DP= População absoluta
superfície Km2
Mapa da densidade populacional |
Estes podem ser:
Factores Atractivos e Repulsivos podem ser:
- Físicos ou naturais: Aqueles que não estão ligados a qualquer tipo de intervenção humana (como o clima, o relevo, o solo…)
- Humanos: São aqueles que, de alguma forma, estão relacionados com a acção do próprio Homem (as actividades, as vias de comunicação os transportes)
Factores Atractivos
¨Naturais:
-Climas amenos;
-Solos férteis;
-Disponibilidade de água;
¨Humanos:
-Actividades industrias;
-Boas comunicações;
-Agricultura intensiva;
-Actividades socioeconómicas geradoras de emprego;
-Áreas urbanas;
Factores repulsivos
¨Naturais:
-Climas muito frios ou muito quentes e secos;
-Solos pobres;
-Áreas montanhosas;
-Cataclismos naturais como secas e inundações;
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial