sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Acidentes do Litoral



A ria de Aveiro - haff-delta de Aveiro, localizada entre Espinho e o cabo Mondego,  é uma laguna separada do mar por uma restinga formada pela acumulação de sedimentos , quer de origem marinha, depositados por correntes marítimas de sentidos opostos, quer de origem fluvial, transportados pelo rio Vouga, os quais foram formando um cordão litoral paralelo à linha de costa, impedindo o contacto do rio com o mar, acelerando assim o seu assoreamento;. Também se chama haff-delta, pois o rio desagua na laguna (haff), formando um delta interior.
Ria de Aveiro

Lido ( Ria Formosa - Faro) -Trata-se de uma zona lagunar obstruída por numerosas ilhas e cordões de areia. As correntes marítimas transportam materiais resultantes do desgaste da costa ou trazidos pelos cursos de água (rios que desaguam no litoral) que depositam quando a velocidade das águas diminui devido à baixa profundidade  formando cordões litorais.
Ria Formosa


Tômbolo - pequena ilha rochosa ligada ao continente por um istmo – faixa resultante da acumulação de areias e seixos . Á acumulação de areia, como aconteceu em Peniche, dá-se entre o litoral e uma ilha próxima. No caso dos manterias acumulados emergirem a ilha fica ligada ao continente por uma faixa arenosa a que damos o nome de Tômbolo.
Tômbolo de Peniche
Imagem de satélite do tômbolo de Peniche




















Esquema de formação de um tômbolo. Repare-se que por acção das correntes  marítimas se acumulam , entre uma pequena ilha e a orla continental grandes quantidades de sedimentos arenosos que, acabando por emergir, formaram um istmo que faz a ligação ao território continental. É a este istmo arenoso, ligando uma ilha ao continente, que se dá o nome de tômbolo.


restinga ou cabedelo - espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico. Esse tipo de vegetação também pode ser encontrado em praias, cordões arenosos, dunas e depressões em diversos estágios sucessionais existentes fora da restinga na parte interior  do continente. A restinga também pode se formar nos estuários dos rios, pela deposição de sedimentos, dando origem à formação de rios. 
Restinga

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial